sábado, setembro 16, 2006

Candidato sem nada a esconder

Isso é o que se pode dizer um candidato sem nada a esconder. O nome dele é Albert Rivera, um advogado de 27 anos que concorre à presidência da Generalitat (o governo) da Catalunha, a região mais rica da Espanha, onde está Barcelona.
Com um slogan para lá de sugestivo ("Só nos importa as pessoas"), Rivera apresentou o cartaz da campanha que acontecerá em novembro. Ele aparece de corpo inteiro, nuzinho da Silva, somente as mãos cruzadas sobre o pênis.
Rivera é candidato pelo Partido da Cidadania, recém-criado e que tem como propósito representar os segmentos discriminados, entre eles o migrantes e seus descendentes, que comem o pão que o diabo amassou.
Não por acaso, o texto ao lado da foto diz:
"Nasceu o seu partido. Só nos importa as pessoas. Não importa onde você nasceu. Não nos importa a língua que você fala. Não nos importa que roupa veste. A nós, importa você".
Uma coisa é certa: com um cartaz tão chamativo, o Partido da Cidadania ganhou bons espaços nos jornais. É pouco provável que ganhe votos, já que a disputa na Espanha é muito ideologizada e centrada em partidos fortes e há muito institucionalizados.
Jogadas desse tipo tendem a render notícias. Não muito mais que isso.

Ver matéria completa em:
www.elpais.es/articulo/espana/Desnudo/presidir/Generalitat/elpporesp/20060916elpepunac_4/Tes/