terça-feira, abril 08, 2008

Ressurgimento de índios derruba a eficiência da limpeza étnica do Piauí no século 19

O Piauí exterminou seus índios ainda no século 19. Foi o único lugar do mundo onde os conceitos nazista de solução final e sérvio de limpeza étnica foram levados a efeito com absoluto êxito, pelo menos até onde alcança o parco conhecimento deste que assina o post.
Mas ao que parece deu-se um jeito em acabar com a eficiência dos exterminadores de índios do Piauí.
Uma comunidade de ascendentes indígenas foi localizada no Extremo Sul do Piauí. Em vez de se socorrer na Funai, os neo-silvícolas piauienses pediram seu reconhecimento ao Instituto do Patrimônio Histório e Artístico Nacional. Ressurgem os índios no Piauí não como um grupo social alvo de limpeza étnica dos bandeirantes ruinosos, mas como patrimônio histórico.
Em 19 de abril, dia do índio, a TV Assembléia (Canal 16) apresentará um documentário com esta grande novidade antropológica. O filme vai ao ar às 19 horas. Um furo de reportagem. Menos para o povo de Piripiri, que há tempos convive com uns índios que chegaram por lá e estão até querendo criar uma taba.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Grande CB, o Piauí ainda consegue nos surpreender. Mas patrimônio histórico? Que é o cacique dessa tribo, rapaz?

8/4/08 17:59  
Anonymous Anônimo said...

Excelente esta matéria, pois venho procurando sistematicamente algo a esse respeito. Li em um folheto do Rally dos Sertões, a respeito dos indios Rodeleros que habitavam o extremo sul do Piauí, na região que compreende Parnaguá e Corrente.
Deve-se desenvolver um trabalho de pesquisa voltado para este acontecimento, pois a Funai não vê em seus anais nada sobre isso.

20/1/09 11:27  

Postar um comentário

<< Home