sábado, julho 22, 2006

Sanguessuga: Pegou mal, PT

Pegou muito mal para o PT os passos pós-divulgação (pela Folha de S. Paulo) de ligações do governo petista do Piauí com o esquema dos sanguessugas. A história ficou pior que a própria denúncia.
E o que pegou mal?
Pegou mal 1: o PT correu para tirar da internet a agenda do governador Wellington Dias, do dia 9 de junho de 2003, dando conta do encontro de Wellington Dias com o sanguessuga Luiz Antônio Vedoin, preso por envolvimento na pilantragem.
O esforço de esconder o fato é por si só muito suspeito. Mas PT esqueceu que esse registro está nos sites de busca.
Pegou mal 2: a quase totalidade da imprensa local seguiu a orientação do Karnak, que faz uma comunicação de voz-única, e desmentiu o fato. Mas desmentiu um fato que sequer foi noticiado.
Isto mesmo: tem jornal, rádio e TV que deu o desmentido. Sim, o desmentido sem ter antes oferecido a denúncia. Prá que dar o fato? Pra chamar a atenção para a gravidade das ligações insinuadas pelo tal Vendoin? Assim, basta a versão.
Jeito estranho de fazer jornalismo, né?

Sanguessugas na Época
O envolvimento de dirigentes petistas no esquema das ambulâncias está também na revista Época que chega às bancas neste final de semana. Lá também está Wellington Dias. Segundo Vendoin, o esquema com o governo do Piauí só não se concretizou porque a Polícia Federal o prendeu pouco antes.
Ver matéria completa "Os companheiros sanguessugas" em:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG74886-6009-427,00.html