terça-feira, agosto 15, 2006

O brasileiro é de dreita

Pesquisa Datafolha revela que 47% do eleitorado brasileiro se define com sendo de "direita". Outros 23% de "centro" e apenas 30% de "esquerda".
Apesar de menos da metade se definir como de "direita", é esmagadora a maioria que adota posições geralmente associadas ao conservadorismo, como a condenação ao aborto, às drogas e a defesa de medidas mais duras de combate ao crime.
A pesquisa mostra que são contra a descriminalização da maconha 79%. Do aborto, 63%. Outros 84% defendem a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos e 51% querem a instituição da pena de morte.
Os percentuais gerais acima não diferem muito mesmo isoladamente em cada um dos grupos de eleitores ("direita", "centro" e "esquerda"). Exemplo: entre os que se dizem de "esquerda", 87% (mais do que a média) são favoráveis à redução da maioridade penal.
Ver pesquisa em http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u81324.shtml.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

O Dia-PI (15/08/06)
Wellington vence eleição com 46% das intenções de voto no Piauí

Yala Sena para o Jornal O Dia-PI





O governador Wellington Dias, candidato do PT à reeleição, continua liderando a corrida eleitoral no Piauí. Se a eleição fosse hoje, Wellington Dias venceria a eleição com 46% das intenções de votos, segundo revela a primeira rodada de pesquisa Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), divulgada ontem (15) à noite pela TV Clube, afiliada rede Globo.

O principal adversário do petista, o senador Mão Santa, candidato do PMDB, aparece em segundo lugar, com 33% na preferência do eleitorado. Firmino Filho, candidato do PSDB, obteve 11% das intenções de votos. O Ibope entrevistou 802 eleitores no Estado com idade acima de 16 anos, em 40 municípios do Piauí. A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de agosto. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

Na amostragem, a candidata do PSOL, Edna Nascimento, tem 1%, juntamente com major Avelar, candidato do PSL. Os candidatos Lourdes Melo, PCO, Jonas Moura, do PSDC e Francisco Macedo, PMN, não conseguiram atingir 1% das intenções de voto na pesquisa. Pelo levantamento, brancos e nulos somaram 4% e "não sabem" e "não quiseram opinar" aparecem com quatro pontos percentuais.

O instituto está realizando rodadas de pesquisas em vários estados brasileiros. No Piauí, serão realizadas mais duas pesquisas encomendadas pela TV Clube sobre as intenções de votos para o Governa do Estado, Senado Federal e candidaturas proporcionais.

SEGUNDO TURNO - O Ibope também realizou simulação num provável segundo turno no Piauí. Nas duas simulações, o governador Wellington Dias aparece em primeiro lugar. Num provável segundo turno, Wellington Dias vence eleição com 63% numa disputa com o candidato tucano, Firmino Filho, que aparece com 28%. Já com o senador Mão Santa, a vantagem é menor. Wellington Dias teria 52% da preferência do eleitorado e Mão Santa ficaria com 40% das intenções de voto.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí com o número 14280/2006. Os dados para o Senado Federal serão divulgados hoje (16), no programa Bom Dia Piauí, às 6h30

16/8/06 08:43  

Postar um comentário

<< Home