quinta-feira, maio 11, 2006

Voto de protesto à vista

Enquanto avaliava se seria ou não candidato ao Senado, o deputado Ciro Nogueira mandou realizar pesquisas qualitativas e quantitativas. E as qualitativas revelaram a possibilidade de voto de protesto. Especialmente para o Senado, haverá voto de protesto.
O motivo é simples: a disputa está sendo montada de maneira artificial, agredindo a lógica das diversidades políticas, que por sua vez representam as diversidades de sentimento do eleitor. O Piauí conhece bem o que pode representar esse tipo de armação.
Na eleição para o governo de 94, o eleitor esperava um confronto entre Hugo Napoleão e Wall Ferraz, mas acabou sendo entre Átila Lira e Mão Santa. Deu o inesperado: Mão Santa, com uma boa parcela de votos de protesto. Caso como o de José de Freitas em 2000 ou mesmo a disputa pelo governo em 2002 revelam que o povo não engole passivamente o "prato feito". Daí a expectativa de votos de protesto nas eleições deste ano, sobretudo para o Senado.
Pode haver ainda mais voto de protesto pelas expectativas frustradas. Há um segmento importante da cidadania que vem brigando por mudanças há décadas. O PT sempre prometeu ser esta mudança. Não foi. Nem de longe. E assim deixa órfão e desiludido um número bastante razoável de pessoas.
E daí pode surgir outra quantidade importante de votos de protestos.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu tô nessa. E já que a década de 50 está de novo na moda (ou é a de 60?), já tenho meu candidato. É Cacareco pro Senado. Acho que um rinoceronte fará melhor que muitos que estao por lá, porque nao fará nada de porcaria - como muitos que estao por lá.

11/5/06 19:09  

Postar um comentário

<< Home