sábado, abril 29, 2006

‘Me engana que eu gosto!’

Deu na Folha de S. Paulo: “A campanha militante de arrecadação de dinheiro do PT já recebeu R$ 346.415, segundo números divulgados pela CEN (Comissão Executiva Nacional). Desse total, R$ 260.926,56 foram doados por parlamentares petistas. Os R$ 85.488,44 foram obtidos por meio dos jantares e eventos promovidos pelos petistas”.
Há uma série de outras informações (confira em http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u78032.shtml).
Mas ninguém se iluda. Esse dinheiro não dá nem para fazer cosquinha em campanha de deputado federal no Piauí. Para presidente da República, então, não representa absolutamente nada. Nada mesmo! As campanhas no Brasil são absurdamente caras. Um estudo mostra que chegam a rivalizar com os custos das campanhas norte-americanas – onde a propaganda na TV é paga pelos partidos, não pelo contribuinte, na forma de dedução de impostos das emissoras. Na terra do Tio Sam, a compra de espaços na TV consome mais da metade de todo o orçamento de campanha.
Aqui ninguém compra espaço na TV, que é gratuito. Mas as campanhas custam os olhos da cara. Nenhum candidato presidencial de fato no páreo gasta menos de R$ 50 milhões. As prestações de contas mostram valores bem menores, mas elas não passam de peça de ficção, como bem mostra o escândalo do mensalão. E não adianta apostar tudo numa nova lei eleitoral para coibir esse desvio, porque este problema é sobretudo fiscal.
Somos a terra do Caixa 2. E ponto!
A divulgação do PT sobre a arrecadação é puro jogo de imagem. Para tentar passar uma idéia de que a campanha será financiada pela militância. Todos (ou quase todos) sabemos que a verdade está longe disso. O PT vai ter que financiar sua campanha com empreiteiras e outros financiadores – os de sempre, no PT e fora dele. Portanto, essa divulgação é coisa para inglês ver.
“Me engana! Me engana que eu gosto!”

1 Comments:

Blogger aline said...

pq eu só vi sigla de um partido?
ou esse texto é propositalmente direcionado?

30/4/06 02:42  

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