quarta-feira, junho 14, 2006

PFL não terá candidato majoritário

As primeiras informações (ainda não definitivas) que chegam de Brasília indicam que o PFL faz uma opção no mínimo inesperada: não terá candidatura majoritária este ano.
Não terá Herácito Fortes disputando o governo, nem Hugo Napoleão disputando o Senado. Sequer apresentará candidato a vice, porque também não fará coligação, a não ser para cargos proporcionais (deputados estaduais e federais).
Em Brasília, pensando na candidatura de Alckmin, a cúpula dos dois partidos decidiu que as siglas seguiriam juntas. Mas sem aliança para o governo.
Nessas condições, Hugo não será candidato a Senador. Voltar a pleitear uma vaga de deputado federal.
A chapa do PSDB já está esboçada: Firmino para o governo, Luís Menezes para vice e Freitas Neto para o Senado.

Nada de bom - Um deputado do PSDB ouvido há pouco pelo blog disse que esse acordo não ajuda nada. Na prática, deve manter os ânimos acirrados entre os dois partidos e levar muitos pefelistas a votarem em Wellington Dias. Até porque nenhuma liderança do PFL vai se sentir obrigado a votar em Firmino, já que a coligação não existe.
O desfecho da crise até pode ajudar a chapa proporcional, mas nem tanto. Quanto à disputa pelo governo, favoreceu sobretudo ao atual governador.